Prêmio Varejo Sustentável
O 2º Prêmio Varejo Sustentável Wal-Mart Brasil visa estimular a pesquisa e difundir as propostas dos estudantes dos cursos brasileiros no desenvolvimento da sustentabilidade em toda a cadeia varejista, relacionamentos e níveis de atuação identificando novos projetos, práticas, idéias ou aplicações com potencial de desenvolvimento no varejo.
Os projetos deverão ser destinados para aplicação imediata no segmento varejista supermercadista em uma ou mais entre as seguintes áreas-tema:
3.1. Ecoeficiência, redução e reciclagem de resíduos:
Serão aceitas propostas de processos, métodos e procedimentos que visem:
•Uso eficiente de água e energia (elétrica, gás, combustíveis, etc.) e/ou
•Redução da geração de resíduos sólidos e/ou
•Reciclagem de resíduos e/ou
•Tratamento e destinação final de resíduos sólidos (em especial os resíduos orgânicos) e/ou
•Gerenciamento de resíduos e/ou
•Redução de emissões de gases de efeito estufa e/ou
•Neutralização de emissões de gases de efeito estufa.
Áreas de aplicação:
- Lojas e centros de distribuição
- Escritórios
3.2. Produtos e Embalagens Sustentáveis:
Serão aceitos projetos que visem à melhoria dos produtos e embalagens em relação a:
•Composição do produto e/ou
•Design de produtos e embalagens e/ou
•Análise de ciclo de vida e/ou
•Processos de fabricação e/ou
•Distribuição de produtos e/ou
•Exposição no ponto-de-venda e/ou
•Aspectos sociais.
Áreas de aplicação:
- Produtos e embalagens comercializados pelo varejo supermercadista
3.3. Processos e métodos de avaliação, medição, minimização e mitigação dos impactos ambientais dos produtos comercializados no varejo supermercadista.
Áreas de aplicação:
- Produtos e embalagens comercializados pelo varejo.
3.4. Ações Sociais no Negócio:
- Projetos que visam a promoção de comunidades em situação de vulnerabilidade através de proposta de negócios sociais inovadores relacionados a um ou mais temas abaixo:
•Negócios Sociais realizados por meio de projetos que utilizam os mecanismos de mercado (demanda, oferta, lucro, etc.) para promover a inclusão social do consumidor final;
•Ações para o varejo como impulsionador de negócios sociais;
•Projetos que proporcionem o envolvimento de funcionários e fornecedores do Wal-Mart na promoção de impactos sociais positivos;
•Comércio Solidário;
•Profissionalização de jovens;
O regulamento está dispon~ivel no endereço: http://www.premiovarejosustentavel.com.br/home.aspx